Rede Paolinelli

Reunindo grandes instituições do mundo nacadêmico e do agronegócio, a Rede Paolinelli nasceu com o propósito  de coordenar a indicação de Alysson Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz e estimular o envolvimento de lideranças nacionais e internacionais em torno de sua nomeação.

Foram três indicações ao Nobel (2021, 2022 e 2023), realizadas pela Esalq/USP. E todas com um grande engajamento no país e no exterior, que se traduziu em cerca de 200 cartas de apoio de universidades, institutos de pesquisa e instituições do setor agropecuário, representando 78 países. Infelizmente, em meados de 2023 Paolinelli faleceu, não participando da seleção para o Nobel desse ano, cujo regulamento veda premiações póstumas.

Eterna inspiração

Mas em sua homenagem a Rede Paolinelli permanece ativa, reforçando entre os mais jovens os pilares de suas realizações, valorizando o agro tropical sustentável que ele impulsionou e falando de suas ideias para a agricultura do amanhã. Paolinelli foi um gigante da história recente do Brasil e o que conquistamos nas últimas cinco décadas, como potência agrícola e fiel da segurança alimentar mundial, tem as suas digitais. Afinal, quando o olhar é visionário e o trabalho desenvolvido é monumental, que se eternize a inspiração.

Busto para Paolinelli no Parque de Exposições de Primavera do Leste/MT.

Rede em ação

Já são três anos de intenso trabalho da Rede Paolinelli, destacando-se sua articulação com a imprensa, sua integração com a esfera acadêmica do Brasil e exterior, e as relações institucionais com a sociedade civil organizada do agro. Também o desenvolvimento de seminários, dossiês técnicos e outras publicações. Sem contar a difusão massiva pelas mídias sociais e a edição de um livro engrandecedor – “Alysson Paolinelli, o visionário da agricultura tropical”. Nessa jornada pelo Nobel da Paz para Paolinelli e pela difusão de seu legado, mobilizou-se uma equipe técnica com mais de 20 pessoas entre pesquisadores, economistas, profissionais de marketing e jornalistas especializados,  sob a liderança dos Conselhos Gestores da Rede Paolinelli.

Paolinelli na mídia

Repercussões da indicação de Alysson Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz, na imprensa em geral.